Produtos lácteos, como queijo 100% natural, geralmente não contêm glúten. No entanto, o glúten às vezes é adicionado durante a fabricação de alguns queijos e produtos de queijo. O que faz com que o queijo contém glúten em algumas apresentações.
O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio.
Em pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca, o glúten pode causar:
- uma reação do sistema imunológico
- inflamação no trato digestivo
- névoa cerebral
- fadiga
- erupções cutâneas
Outros queijos podem ser modificados para remover gordura ou sal. Estes podem ter ingredientes à base de glúten adicionados para melhorar sua textura.
Queijos que podem conter glúten
Queijos simples e gordurosos, sem aromatizantes ou ingredientes adicionais, geralmente são livres de glúten.
Queijos processados e queijos rotulados como com baixo teor de sal, baixo teor de gordura ou sem gordura podem conter glúten. Se o queijo contiver algum tipo de aditivo, como amido de trigo ou amido modificado, também pode conter glúten.
Os ingredientes em diferentes marcas de queijo americano, queijo cottage, queijo queso e queijo ricota variam. Alguns desses queijos contêm glúten e outros não. Se o vinagre for listado como ingrediente, verifique o tipo de vinagre usado, já que o vinagre de malte contém glúten.
O cream cheese integral geralmente é livre de glúten, desde que não seja embalado com bolachas, pretzels, palitos de queijo ou outros produtos de trigo. Verifique novamente a lista de ingredientes no cream cheese rotulado como com baixo teor de gordura ou sem gordura.
É importante verificar os rótulos de qualquer queijo processado, bem como de produtos de queijo. Alguns incluem glúten e outros não.
Checar estes ingredientes é sempre necessário:
Sim, verificar o rótulo dos seguintes produtos de queijo pode ajudar a descobrir o glúten, mas é importante saber quais termos procurar. O glúten é frequentemente adicionado como espessante ou estabilizante aos produtos de queijo para prolongar a vida útil ou para evitar que os ingredientes se separem.
- Queijo americano processado
- Queijo queso
- Queijo cottage
- Queijo ricota
- Palitos de queijo mussarela empanados
- Queijo tipo string
- Queijo em pó
- Pastas de queijo
- Molho de queijo
- Queijo em lata spray
- Queijo sem laticínios
- Queijo azul com culturas de mofo cultivadas a partir de trigo, malte ou centeio
- Cheesecake, queijo dinamarquês e outros produtos assados ou congelados que contenham queijo
Ler o rótulo do queijo e dos produtos de queijo pode ajudar a descobrir o glúten, mas é importante saber quais termos procurar. O glúten é frequentemente adicionado como espessante ou estabilizante aos produtos de queijo para prolongar a vida útil ou evitar que os ingredientes se separem.
Ingredientes que podem representar uma fonte oculta de glúten em um rótulo incluem:
- trigo, como proteína de trigo hidrolisada
- malte, como extrato de malte ou vinagre de malte
- amido alimentar ou amido modificado
- celulose em pó
- goma vegetal
- maltodextrina
- corante artificial
- aroma artificial
- aroma natural
- corante natural
- espessantes
- enchimentos
- emulsionantes
- mistura de especiarias
Contaminação cruzada no queijo
Queijos sem glúten às vezes podem ser contaminados por produtos que contêm glúten. Isso pode acontecer:
- na fazenda
- na fábrica
- durante o transporte
- em restaurantes
- na mercearia, se o queijo for manuseado nas mesmas superfícies que produtos que contenham glúten
- no balcão de frios, se as mesmas máquinas usadas para fatiar alimentos que contenham glúten também fatiarem queijo
O limite de glúten em um produto sem glúten, estabelecido pela U.S. Food and Drug Administration, é inferior a 20 partes por milhão (ppm). Esta é a menor quantidade de glúten que as ferramentas analíticas científicas podem detectar em alimentos. A contaminação do queijo a partir desses tipos de exposições geralmente fica abaixo desse limite.
Pessoas com sensibilidade ao glúten geralmente toleram alimentos contaminados no nível da loja. Já aqueles com doença celíaca precisam ser mais vigilantes.
Sempre verifique os rótulos dos alimentos para saber mais sobre a fábrica onde seu alimento foi feito se você tiver sintomas de exposição mínima.
Você também deve manter seus alimentos longe dos utensílios de cozinha usados por outras pessoas se você compartilhar sua casa com alguém que come glúten.
Fatos a considerar
Para garantir que você esteja consumindo queijos sem glúten, verifique sempre os rótulos dos produtos, evite a contaminação cruzada em casa e esteja ciente dos possíveis pontos de contaminação durante a produção e o manuseio. Se você tiver doença celíaca, é especialmente importante ser diligente na escolha e preparação de alimentos para evitar reações adversas.
Queijo natural de todos os tipos é geralmente livre de glúten. Pessoas que têm sensibilidade ao glúten não celíaca ou doença celíaca precisam ficar atentas à leitura dos rótulos de queijos e produtos de queijo para garantir que não ingiram glúten inadvertidamente.
Mesmo queijos rotulados como sem glúten podem ser acidentalmente contaminados por alimentos que contêm glúten. Esse tipo de contaminação geralmente resulta em quantidades muito pequenas de glúten e geralmente é um problema apenas para aqueles com doença celíaca.
Comprar queijos e produtos de queijo rotulados como produzidos em fábricas sem glúten pode ajudar. Em caso de dúvida, discuta seus sintomas e a melhor forma de gerenciá-los com seu médico ou nutricionista.
“Sou médico entusiasta de nutrição e alimentação saudável. O enfrentamento da doença celíaca pela minha esposa motivou-me a pesquisar sobre o assunto. Aqui, compartilho minhas percepções pessoais e profissionais sobre o tema, bem como receitas que utilizo no dia a dia.”
Tenho registro Médico em São Paulo CRM SP: 154932 e Minas Gerais. CRM MG: 25371 https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/
As publicações não apresentam conflito de interesses relacionados a produtos ou receitas e são validadas no aspecto da ciencia e portais de defesa do consumidor.