O leite cru não facilita a digestão da lactose

Isto não é verdade em relação à lactose, um ingrediente do leite que comumente causa problemas digestivos. O leite cru ou sem processamento nada diferente do leite pasteurizado.

Não, leite cru não é melhor para quem tem intolerância à lactose. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos. O processo de pasteurização, que envolve o aquecimento do leite a uma temperatura alta o suficiente para matar bactérias, não afeta significativamente o teor de lactose no leite.

Pessoas com intolerância à lactose podem achar mais fácil digerir produtos lácteos com baixo teor de lactose, como queijos duros e iogurtes fermentados, em comparação com leite não pasteurizado ou cru, que contém a mesma quantidade de lactose.

Se alguém tem intolerância à lactose, é importante que consulte um médico ou um nutricionista para encontrar a melhor abordagem dietética para suas necessidades específicas.

Leite cru e leite não pasteurizado

São termos que se referem ao leite que não passou pelo processo de pasteurização, que é um tratamento térmico utilizado para eliminar bactérias patogênicas e prolongar a vida útil do leite. No entanto, para pessoas com intolerância à lactose, ambos os tipos de leite podem ser problemáticos.

Uma publicação no Instagram com mais de 70 mil curtidas faz uma afirmação potencialmente enganosa sobre o leite cru – que é o leite que não passou pela pasteurização , quando é tratado termicamente para matar germes que podem ser prejudiciais.

Especificamente, a postagem diz: “o leite cru é mais fácil de digerir devido à presença de enzimas que auxiliam na digestão”.

Leite cru e intolerância à lactose

A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. Algumas pessoas não têm lactase suficiente, a enzima que decompõe a lactose no intestino. Isto é o que geralmente causa intolerância à lactose , embora possa ser causado por outras doenças intestinais.

O leite cru também contém lactose, mas não cura a intolerância à lactose . Nem contém lactase ou qualquer probiótico produtor de lactase.

Como dissemos antes , uma revisão das evidências de 2010 não encontrou associação entre intolerância à lactose e consumo de leite cru. Outro estudo pediu a 16 pessoas com intolerância à lactose que experimentassem consumir diferentes tipos de leite e não encontrou “ nenhum indício de qualquer benefício ” entre aqueles que consumiam leite cru.

Gluten Free Diets

Não podemos dizer com certeza quais ingredientes do leite ou quais aspectos da digestão esta afirmação está falando. No entanto, a má absorção e a intolerância à lactose são problemas comuns que algumas pessoas enfrentam ao digerir o leite e, como  escrevemos duas vezes , beber leite cru em vez de leite pasteurizado não ajuda nisso.

O consumo de leite cru pode representar riscos à saúde. Uma postagem no Instagram sugere que o consumo de leite cru fortalece o sistema imunológico, mas o FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos refuta essa afirmação, afirmando que o leite cru não é um alimento que fortalece o sistema imunológico.

É importante considerar que o consumo de leite cru pode ser especialmente perigoso para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Segundo a Food Standards Agency, o leite cru ou não pasteurizado pode conter bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar. Grupos vulneráveis, como pessoas com mais de 65 anos, grávidas, bebês, crianças pequenas e pessoas com sistema imunológico comprometido, como pacientes com câncer, são aconselhados a evitar o consumo de leite cru.

Aqui estão algumas informações relevantes:

  1. Leite comum sem lactose: Esse tipo de leite é semelhante ao leite comum, mas com a diferença de que não contém o açúcar lactose. Ele é enriquecido com cálcio, potássio, zinco, magnésio, além das vitaminas A, K e do complexo B1. Se você tem intolerância à lactose, essa pode ser uma opção adequada para você.
  2. Leite de amêndoas: O leite de amêndoas é uma bebida de origem vegetal, portanto, não contém lactose. Ele é mais leve e de fácil digestão, rico em fibras, cálcio, vitamina D e E. No entanto, ele tem pouca proteína em comparação com o leite de vaca1.
  3. Leite de arroz: Também uma bebida de origem vegetal, o leite de arroz é feito a partir dos grãos processados do arroz. É livre de lactose, zero colesterol e tem menos proteína do que o leite de origem animal1.

Mitos comuns sobre intolerância à lactose:

Importante: Se você tem intolerância à lactose, é recomendado diminuir ou excluir alimentos com lactose da sua dieta, incluindo laticínios como leite de vaca, queijos e iogurte. Além disso, a suplementação enzimática pode ajudar a digerir pequenas quantidades de lactose34.

Lembre-se de consultar um profissional de saúde ou nutricionista para orientações específicas sobre sua dieta e necessidades individuais. 😊

Deixe um comentário