Lista de Refrigerantes Sem Glúten

Os entusiastas de refrigerantes que também têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten ficarão satisfeitos em saber que a maioria dos refrigerantes populares é considerada sem glúten pelos fabricantes. Alguns dos refrigerantes populares considerados sem glúten pelos fabricantes incluem:

  1. Coca-Cola
  2. Diet Coke
  3. Diet Pepsi
  4. Pepsi
  5. Sprite

No entanto, antes de sair e comprar caixas de diversos refrigerantes para desfrutar, é necessário um aviso ou dois.

Alguns refrigerantes podem não conter ingredientes com glúten, mas podem ser fabricados em equipamentos compartilhados ou em instalações compartilhadas, tornando-os inseguros.

Em segundo lugar, esta lista se aplica apenas aos refrigerantes de marca. As versões genéricas ou de marca própria das mesmas bebidas podem ou não usar os mesmos ingredientes e podem não ser sem glúten. A menos que a loja rotule seus próprios produtos como “sem glúten”, pode ser melhor comprar a marca conhecida.

Em terceiro lugar, essas bebidas são bastante processadas e são consideradas sem glúten apenas com menos de 20 partes por milhão (20 ppm) de glúten (um número mais baixo é melhor). Portanto, se você tende a reagir a menos glúten do que isso – como muitas pessoas fazem – pode ser necessário algum teste e erro para encontrar uma marca de refrigerante que atenda ao seu nível específico de sensibilidade.

Lista de Refrigerantes Sem Glúten

coca cola sem gluten

Aqui está a lista de grandes marcas de refrigerantes e sabores que os fabricantes consideram sem glúten

Coca-Cola

  • Coca-Cola, Caffeine-Free Coca-Cola, Diet Coke (com aspartame), Caffeine-Free Diet Coke, Coca-Cola Zero (com aspartame e acesulfame K), Cherry Coke, Diet Cherry Coke (com aspartame), Cherry Coke Zero (com aspartame e acesulfame K) e Diet Coke com Splenda. Observação: No Canadá, alguns desses produtos Coca-Cola não aparecem na lista canadense sem glúten da empresa.

Dr. Pepper

  • Dr. Pepper, Dr. Pepper Cherry, Dr. Pepper 10 (com aspartame; 10 calorias por porção), Diet Dr. Pepper (com aspartame), Caffeine-Free Dr. Pepper, Diet Dr. Pepper Cherry (com aspartame), Dr. Pepper Cherry Vanilla, Diet Dr. Pepper Cherry Vanilla (com aspartame) e Diet Caffeine-free Dr. Pepper (com aspartame). Observação: A empresa observa que seus produtos contêm glúten de milho, que não é prejudicial para pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca.

Fanta

  • Fantauva, Fanta laranja e Fanta laranja Zero são considerados sem glúten a 20 ppm nos EUA. Observação: Eles são produtos da Coca-Cola. Note que eles não aparecem na lista canadense sem glúten da Coca-Cola.

Pepsi

  • Todos os refrigerantes carbonatados da Pepsi são considerados sem glúten a 20 ppm. As opções incluem Pepsi (150 calorias por porção de 12 oz.), Diet Pepsi, Pepsi Zero (com aspartame),

Sprite

  • Sprite Origina, Sprite Lima limão e Sprite Zero são sem glúten a 20 ppm nos EUA e Canadá. Sprite Original contém 240 calorias por porção de 20 oz., Sprite Lima limão contém 130 calorias por porção de 12 oz. e Sprite Zero é adoçado com aspartame e acesulfame K.

É importante notar que muitos desses produtos contêm corante caramelo como ingrediente. É possível fazer corante caramelo a partir de grãos com glúten, e o corante caramelo à base de grãos com glúten. No entanto, é improvável encontrar uma versão de corante caramelo à base de grãos com glúten, portanto, não é necessário se preocupar com isso no contexto de refrigerantes. O corante caramelo é uma das razões pelas quais você precisa ter cautela com refrigerantes produzidos para venda em outros países e sempre verificar o rótulo é aconselhável verificar as informações do rótulo ou entrar em contato com o fabricante para garantir que o corante caramelo utilizado seja livre de glúten

refrigerantes sem gluten
refrigerantes sem gluten

Riscos Potenciais de Contaminação Cruzada

A natureza multifacetada das instalações de produção de bebidas, muitas vezes, envolve o manuseio de diversos produtos alimentícios. Isso aumenta a possibilidade de contaminação cruzada, pois os resíduos de um ingrediente podem inadvertidamente entrar em contato com outro durante as diversas fases de produção.

Controles de Qualidade e Prevenção

Para minimizar os riscos, as indústrias de refrigerantes implementam rigorosos controles de qualidade e protocolos de prevenção. Testes regulares são conduzidos para detectar qualquer presença indesejada de alérgenos, incluindo glúten. Além disso, práticas de higiene estritas são mantidas em todas as etapas da produção.

Referencia: verywellfit

Deixe um comentário