A dieta sem glúten : um guia para iniciantes com plano de refeições

  • • O que é glúten? • Distúrbios relacionados ao glúten • O que evitar • O que comer e beber • Plano de refeições de exemplo • Benefícios para a saúde • Desvantagens potenciais • 6 dicas • Conclusão

A proteína gluten está presente em itens como produtos de trigo, cerveja e massa, podendo causar sintomas digestivos em algumas pessoas, inclusive aquelas com doença celíaca.

Uma dieta sem glúten envolve a exclusão de alimentos que contêm a proteína gluten, como produtos de trigo e centeio.

A maioria dos estudos sobre dietas sem glúten envolveu pessoas com doença celíaca. No entanto, o gluten na dieta pode afetar outras condições de saúde, como a sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC).

A alergia ao trigo ocorre quando o corpo cria anticorpos para proteínas do trigo, causando uma reação anafilática potencialmente grave. É importante consultar um profissional de saúde com experiência em questões gastrointestinais para obter o diagnóstico correto.

Se você é celíaco, é fundamental evitar completamente o glúten para ajudar a prevenir desconforto severo e efeitos colaterais. Se você tem SGNC, pode ser possível reduzir significativamente a ingestão de glúten e ter resolução dos sintomas .

Aqueles com alergia ao trigo precisarão evitar qualquer forma de trigo em sua dieta, o que significa que também podem seguir uma dieta rigorosamente sem glúten .

Aqui está um guia completo para uma dieta sem glúten, incluindo um menu simples. Primeiro, vamos começar com o básico.

gluten

O que é o glúten?


O glúten é uma família de proteínas encontradas no trigo, cevada, centeio e espelta.

Seu nome vem da palavra latina para cola. Ele confere à farinha uma consistência pegajosa quando misturado com água (4).

Essa propriedade semelhante a cola ajuda o glúten a criar uma rede pegajosa que proporciona ao pão a capacidade de crescer quando assado. Também confere ao pão uma textura mastigável e satisfatória (Fonte: 5).

Algumas pessoas apresentam sintomas gastrointestinais desconfortáveis após comer alimentos que contêm glúten. Reações graves podem ocorrer em pessoas diagnosticadas com doença celíaca.

A doença celíaca é um distúrbio autoimune no qual o corpo ataca erroneamente a si mesmo após a exposição ao glúten. A doença celíaca afeta pelo menos 1% da população no mundo ocidental e pode danificar os intestinos (Fonte: 6).

Se comer glúten o faz se sentir desconfortável, um médico pode recomendar a triagem para doença celíaca.

As maneiras mais comuns de testar para doença celíaca incluem:

Teste de sangue: Os testes de sangue são usados para procurar anticorpos que interagem incorretamente com a proteína do glúten. O teste mais comum é o teste de imunoglobulina A da transglutaminase tecidual (tTG-IgA).
Biópsia do seu intestino delgado: Pessoas com um teste de sangue positivo provavelmente precisarão fazer uma biópsia. Durante esse processo, um técnico retira uma pequena amostra de tecido do seu intestino. A amostra é então verificada quanto a danos (Fonte: 7).

É melhor fazer o teste para doença celíaca antes de tentar uma dieta sem glúten. Caso contrário, será difícil para o médico dizer se você tem doença celíaca.

Pessoas que não têm doença celíaca, mas sentem que podem ser sensíveis ao glúten, podem considerar experimentar uma dieta rigorosa sem glúten por algumas semanas para ver se seus sintomas melhoram. É importante buscar assistência de um profissional de saúde, como um nutricionista, antes de iniciar uma dieta sem glúten.

Após algumas semanas, você pode reintroduzir o glúten em sua dieta e testar os sintomas. Se uma dieta sem glúten não ajudar nos seus sintomas, é provável que outra coisa esteja causando seus problemas digestivos.

RESUMO
O glúten é uma família de proteínas encontradas em certos grãos. Comê-lo causa efeitos prejudiciais em pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC). Pessoas com alergia ao trigo também precisam evitar produtos que contenham qualquer forma de trigo.

Como eu melhorei o intestino não consumindo glúten

Por que algumas pessoas devem evitar o glúten


A maioria das pessoas pode consumir glúten sem experimentar efeitos colaterais, mas pessoas com doença celíaca não conseguem tolerá-lo.

Pessoas com outros distúrbios, como sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC) e alergia ao trigo, frequentemente evitam o glúten também.

Doença celíaca


Na doença celíaca, o corpo confunde o glúten com uma ameaça estrangeira. Para eliminar essa ameaça percebida, o corpo reage exageradamente e ataca as proteínas do glúten.

Esse ataque também danifica áreas circundantes, como a parede intestinal. Isso não apenas pode levar a deficiências nutricionais e problemas digestivos graves, mas também pode aumentar o risco de muitas doenças prejudiciais (7).

Pessoas com doença celíaca frequentemente apresentam sintomas como:

diarreia ou constipação
dor abdominal intensa
desconforto abdominal
inchaço
perda de peso
erupções cutâneas
Curiosamente, algumas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas digestivos. Em vez disso, podem ter outros sintomas como:

fadiga
anemia
depressão
Esses sintomas são comuns em muitas outras condições médicas, tornando a doença celíaca difícil de diagnosticar (9).

glúten x carboidrato

Sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC)


A SGNC é estimada em afetar cerca de 0,6% a 13% da população (Fonte: 1).

Pessoas diagnosticadas com SGNC não testam positivo para doença celíaca ou alergia ao trigo, mas ainda se sentem desconfortáveis após consumir glúten (Fonte: 10).

Os sintomas da SGNC são semelhantes aos da doença celíaca e podem incluir (Fonte: 1):

dor abdominal
inchaço
alterações nos movimentos intestinais
cansaço
erupções cutâneas
A SGNC pode ser complicada de identificar, pois atualmente não existem testes específicos de laboratório ou tecido para diagnosticá-la conclusivamente.

Houve alguns estudos muito pequenos nos quais pessoas que não tinham doença celíaca ou alergia ao trigo receberam alimentos de teste sem glúten ou com glúten. Os participantes não sabiam quais alimentos de teste estavam consumindo.

Ao serem questionados sobre os sintomas após cada desafio, a maioria dos participantes não conseguiu identificar corretamente os alimentos de teste com glúten. Os pesquisadores apontam que outros desencadeadores além do glúten podem estar envolvidos (Fonte: 11).

Além disso, outros irritantes como FODMAPs podem estar causando esses sintomas. FODMAPs são carboidratos de cadeia curta que podem causar problemas digestivos. Eles incluem fermentáveis (Fonte: 12):

oligossacarídeos
dissacarídeos
monossacarídeos
polióis
São necessários estudos humanos maiores para ajudar a identificar as possíveis causas da SGNC. Antes de iniciar uma dieta sem glúten, é melhor consultar um profissional de saúde com experiência nessa área (Fonte: 13).

Seguir uma dieta sem glúten sem fazer o teste para doença celíaca ou alergia ao trigo pode atrasar o diagnóstico e tratamento adequados. Se você acha que o glúten o deixa desconfortável, é melhor informar a um profissional de saúde. Eles podem ajudar a determinar se uma dieta sem glúten pode ser benéfica para você.

gluten

Ataxia por glúten


Semelhante à doença celíaca, a ataxia por glúten é um distúrbio autoimune.

Esse distúrbio faz com que o sistema imunológico do corpo ataque o sistema nervoso em resposta à ingestão de glúten. Isso pode causar uma variedade de sintomas neurológicos.

Especificamente, a ataxia por glúten pode causar problemas de equilíbrio, coordenação e controle motor.

De acordo com uma revisão, a ataxia por glúten geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos e representa aproximadamente 15% de todos os diagnósticos de ataxia. Ataxias são um grupo de distúrbios que afetam o equilíbrio e a coordenação (Fonte: 14).

Uma dieta sem glúten é recomendada para ajudar a reduzir os sintomas da ataxia por glúten e prevenir danos adicionais ao sistema nervoso.

Alergia ao trigo


A alergia ao trigo é um tipo de reação alérgica que ocorre em resposta a uma ou mais proteínas do trigo (Fonte: 15).

Isso pode causar sintomas como:

urticária
dor de cabeça
dificuldade para respirar
congestão nasal
inchaço ou irritação na boca ou garganta
Em casos graves, também pode causar anafilaxia, uma reação alérgica que pode ser potencialmente fatal.

A alergia ao trigo é mais comum em crianças, mas aproximadamente 65% das crianças com alergia ao trigo superam-na até os 12 anos (Fonte: 16).

Embora as pessoas com alergia ao trigo não precisem necessariamente evitar especificamente o glúten, elas podem precisar evitar certos alimentos que contêm glúten. Isso inclui produtos à base de trigo, como pão, massa e produtos assados.

RESUMO
A maioria das pessoas pode tolerar o glúten sem problemas. No entanto, pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC), ataxia por glúten e alergia ao trigo podem precisar evitar alimentos que contenham glúten.

O que evitar


Evitar completamente o glúten pode ser desafiador, já que ele está presente em muitos ingredientes comuns adicionados aos alimentos e bebidas.

O trigo é a principal fonte de glúten na dieta. Produtos à base de trigo incluem (Fonte: 17):

farelo de trigo
farinha de trigo
espelta
duro
kamut
sêmola
Outras fontes de glúten incluem (Fonte: 5):

cevada
centeio
triticale, um híbrido que combina trigo e centeio
malte
levedura de cerveja
Abaixo estão alguns itens que podem ter ingredientes contendo glúten adicionados a eles:

Pão: todo pão à base de trigo
Massa: toda massa à base de trigo
Cereais: a maioria dos tipos de cereais, a menos que sejam rotulados como sem glúten
Produtos assados: bolos, biscoitos, muffins, migalhas de pão, pastelaria
Petiscos: doces, barras de muesli, bolachas, alimentos embalados, nozes torradas, chips aromatizados, pretzels
Molhos: molho de soja, molho teriyaki, molho hoisin, marinadas, molhos para salada
Bebidas: cerveja e algumas bebidas alcoólicas aromatizadas
Outros itens: pizza, cuscuz, caldo (a menos que seja rotulado como sem glúten)
Muitos produtos sem glúten agora estão amplamente disponíveis, mas é importante ler a seção de ingredientes do rótulo dos alimentos que você compra.

carboidrato

Os rótulos podem incluir declarações adicionais como “processado em instalação que também processa alimentos à base de trigo. Aveia é naturalmente sem glúten, mas pode ser processada com outros alimentos que contêm trigo (Fonte: 18).

RESUMO
Evitar completamente o glúten pode ser desafiador, pois ele está presente em muitos alimentos e bebidas comuns. A melhor maneira de evitá-lo completamente é consumir alimentos integrais e de único ingrediente ou verificar cuidadosamente o rótulo de ingredientes dos produtos alimentícios.

O que comer e beber


Dietas sem glúten podem ser caras e podem faltar nutrientes importantes se não forem planejadas adequadamente. Existem muitas opções sem glúten que permitirão que você desfrute de refeições saudáveis e deliciosas. Pode ser muito útil trabalhar com um nutricionista registrado para garantir que você esteja atendendo todas as suas necessidades nutricionais.

Os seguintes itens são naturalmente sem glúten:

Carne, peixe e aves: todos os tipos, exceto carnes empanadas ou revestidas
Ovos: ovos inteiros, claras de ovo, gemas de ovo
Produtos lácteos: produtos lácteos sem sabor, incluindo leite puro, iogurte e queijo
Frutas: berries, melões, abacaxis, bananas, laranjas, peras, pêssegos, etc.
Vegetais: brócolis, tomates, cebolas, pimentões, cogumelos, aspargos, cenouras, batatas, etc.
Grãos: quinoa, arroz, trigo sarraceno, tapioca, sorgo, milho, painço, amaranto, araruta, teff, aveia (se rotulada como sem glúten)
Amidos e farinhas: farinha de batata, amido de milho, farinha de milho, farinha de grão-de-bico, farinha de soja, farinha de amêndoa, farinha de coco, farinha de tapioca
Nozes e sementes: amêndoas, nozes, pistaches, castanhas de caju, sementes de cânhamo, sementes de chia, sementes de linhaça, etc.
Pastas e óleos: óleos vegetais, azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, margarina, etc.
Ervas e especiarias: pimenta preta, açafrão, orégano, tomilho, alecrim, salsa, coentro, etc.
Bebidas: a maioria das bebidas, exceto cerveja (a menos que seja rotulada como sem glúten)
Se você estiver em dúvida se um item contém glúten, é melhor ler cuidadosamente o rótulo nutricional.

RESUMO
Uma dieta sem glúten oferece muitas opções, permitindo que você crie uma variedade de receitas nutritivas e deliciosas.

Exemplo de plano de refeições sem glúten


Aqui está um menu de exemplo com refeições deliciosas e sem glúten.

Sinta-se à vontade para trocar sugestões conforme sua preferência ou adicionar refeições e lanches extras de acordo com suas necessidades. O Heartbeet Kitchen oferece algumas excelentes receitas de lanches e pratos principais sem glúten.

Segunda-feira


Café da manhã: pudim de sementes de chia preparado na noite anterior com 2 colheres de sopa (30 gramas) de sementes de chia, 1 xícara (285 gramas) de iogurte grego, 1/2 colher de chá (2,5 mL) de extrato de baunilha e frutas fatiadas de sua escolha
Almoço: sopa de frango, lentilha e legumes
Jantar: tacos de carne com bife, cogumelos e espinafre servidos em tortilhas de milho sem glúten


Terça-feira


Café da manhã: omelete com vegetais
Almoço: salada de quinoa com tomates fatiados, pepino, espinafre e abacate
Jantar: espetinhos de camarão com salada verde


Quarta-feira


Café da manhã: mingau de aveia com frutas frescas e nozes
Almoço: salada de atum com ovos cozidos
Jantar: frango e brócolis salteados com azeite de oliva e molho de soja sem glúten ou tamari


Quinta-feira


Café da manhã: torrada sem glúten com abacate e um ovo
Almoço: bowl de burrito com feijão preto, arroz, guacamole e legumes fajita
Jantar: camarão ao alho e manteiga servido com uma salada


Sexta-feira


Café da manhã: smoothie de banana e berries com 1/2 banana média, 1/2 xícara (95 gramas) de berries mistas, 1/4 de xícara (71 gramas) de iogurte grego e 1/4 de xícara (59 mL) de leite
Almoço: wrap de salada de frango, usando uma tortilha sem glúten
Jantar: salmão assado servido com batatas assadas, brócolis, cenouras e vagens


Sábado


Café da manhã: frittata de cogumelos e abobrinha
Almoço: pimentão recheado com carne moída, arroz integral, tomates e queijo
Jantar: frango assado e salada de quinoa com vegetais


Domingo


Café da manhã: dois ovos pochê com uma fatia de pão sem glúten
Almoço: salada de frango temperada com azeite de oliva
Jantar: cordeiro grelhado com legumes assados
RESUMO

Este menu de exemplo sem glúten oferece uma variedade de opções de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes.

Prós e Contras de uma Dieta Sem Glúten

Uma dieta sem glúten pode ser cara de seguir e pode carecer de nutrientes importantes se não for planejada cuidadosamente. É necessária para aqueles com doença celíaca ou outros distúrbios relacionados ao glúten, mas pode não ser apropriada para todos.

gua gluten

Pode ajudar a aliviar sintomas digestivos


A maioria das pessoas tenta uma dieta sem glúten para ajudar no tratamento de problemas digestivos. Isso inclui muitos sintomas como:

  • inchaço
  • diarréia ou constipação
  • gases
  • fadiga

Pesquisas mostram que seguir uma dieta sem glúten pode ajudar a aliviar sintomas digestivos em pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca (19).

De acordo com um estudo envolvendo 856 pessoas com doença celíaca, aqueles que não seguiram uma dieta sem glúten experimentaram significativamente mais diarréia, indigestão e dor de estômago em comparação com aqueles que seguiram uma dieta sem glúten (20).

Pode ajudar a reduzir a inflamação crônica naqueles com doença celíaca


A inflamação é um processo natural que ajuda o corpo a tratar e curar infecções.

Às vezes, a inflamação pode sair de controle e durar semanas, meses ou até anos. Isso é conhecido como inflamação crônica e pode levar a vários problemas de saúde a longo prazo (21).

Uma dieta sem glúten pode ajudar a reduzir a inflamação crônica naqueles com doença celíaca.

Na verdade, uma dieta sem glúten pode ajudar a reduzir marcadores de inflamação, como níveis de anticorpos, e também pode ajudar no tratamento de danos no intestino causados pela inflamação relacionada ao glúten em pessoas com doença celíaca (22Fonte Confiável).

Pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaca também podem ter baixos níveis de inflamação, mas não está totalmente claro se uma dieta sem glúten pode ajudar a reduzir essa inflamação (23, 24Fonte Confiável).

Pode ajudar a aumentar a energia


Pessoas com doença celíaca frequentemente se sentem cansadas ou lentas. Elas também podem experimentar “nevoeiro cerebral”, caracterizado por confusão, esquecimento e dificuldade de concentração (8, 25Fonte Confiável).

Esses sintomas podem resultar de deficiências nutricionais causadas por danos ao intestino. Por exemplo, uma deficiência de ferro pode levar à anemia, que é comum na doença celíaca (26).

Se você tem doença celíaca, a mudança para uma dieta sem glúten pode ajudar a aumentar seus níveis de energia e aliviar a sensação de cansaço e lentidão.

De acordo com uma revisão de literatura, pessoas com doença celíaca experimentaram significativamente mais fadiga do que aquelas sem doença celíaca. Além disso, cinco dos sete estudos incluídos na revisão concluíram que seguir uma dieta sem glúten foi eficaz na redução da fadiga (27Fonte Confiável).

Possíveis mudanças de peso


Você pode experimentar alguma perda de peso quando começa a seguir uma dieta sem glúten.

Alguma perda de peso pode ser devido à eliminação de muitos alimentos processados como biscoitos, bolos e outros lanches. Mas alguma perda de peso pode ocorrer devido à natureza restritiva da dieta ou à falta de refeições equilibradas planejadas.

As opções sem glúten nem sempre significam que são “saudáveis” ou “nutritivas. Alguns produtos processados sem glúten, como bolos, doces e lanches, podem ser ricos em calorias com poucos nutrientes, causando ganho de peso se consumidos regularmente.

Uma dieta sem glúten não é considerada uma dieta para perda de peso. É importante que todos se concentrem em consumir mais frutas, vegetais, proteínas magras, laticínios e gorduras saudáveis em vez de alimentos altamente processados.

RESUMO
Uma dieta sem glúten é importante para aqueles com doença celíaca e outros distúrbios relacionados ao glúten. Pode ajudar a aliviar sintomas digestivos, reduzir a inflamação e aumentar a energia. Não deve ser considerada uma dieta para perda de peso.

Por favor, me avise caso deseje mais informações ou se houver algo específico que eu possa ajudar.

Gluten Free Diets

Potenciais Desvantagens de uma Dieta sem Glúten

Uma dieta sem glúten pode levar a deficiências nutricionais e pode ter desvantagens para aqueles que não têm um diagnóstico que exige a eliminação do glúten.

Risco de Deficiência Nutricional


Pessoas que têm doença celíaca correm o risco de várias deficiências nutricionais, incluindo deficiências em:

  • fibras
  • ferro
  • cálcio
  • zinco
  • ácido fólico (vitamina B9)
  • vitamina B12
  • vitamina D

Curiosamente, estudos também descobriram que seguir uma dieta sem glúten pode não ajudar a tratar deficiências nutricionais. Isso pode ocorrer porque muitos produtos alimentícios sem glúten são frequentemente mais baixos em proteínas e fibras, mas mais altos em gorduras saturadas, sódio e carboidratos em comparação com seus equivalentes com glúten.

Além disso, muitas versões sem glúten de alimentos não são enriquecidas com vitaminas do complexo B, como o ácido fólico. Como o pão enriquecido é uma fonte importante de vitaminas do complexo B, pessoas em uma dieta sem glúten podem estar em risco de deficiências de vitamina B, especialmente preocupante para gestantes com doença celíaca, já que as vitaminas B são vitais para o crescimento e desenvolvimento fetal.

Trabalhar com um nutricionista registrado pode ajudar a planejar refeições equilibradas que atendam às suas necessidades nutricionais. A suplementação de vitaminas e minerais pode ser recomendada para aqueles incapazes de obter quantidades adequadas desses nutrientes.

completo

Constipação


A constipação é um efeito colateral comum de uma dieta sem glúten.

Dietas sem glúten eliminam muitas fontes populares de fibras, como pão, farelo e outros produtos à base de trigo. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover movimentos intestinais saudáveis.

Além disso, muitos substitutos sem glúten para produtos à base de trigo são baixos em fibras. Isso pode ser outra razão pela qual a constipação é comum em uma dieta sem glúten.

Se você experimentar constipação em uma dieta sem glúten, tente consumir mais alimentos ricos em fibras como:

  • brócolis
  • feijões
  • lentilhas
  • couves de Bruxelas
  • frutas vermelhas

Custo


Seguir uma dieta sem glúten pode ser difícil com um orçamento apertado.

A pesquisa mostra que alimentos sem glúten são quase 2 1/2 vezes mais caros do que seus equivalentes regulares. Isso ocorre porque os produtos sem glúten custam mais dinheiro para os fabricantes. Por exemplo, alimentos sem glúten precisam passar por testes mais rigorosos e evitar a contaminação cruzada.

Se você tem um orçamento apertado, pode considerar escolher itens de produção fresca quando estiverem na temporada, usar frutas e vegetais congelados ou enlatados, que são nutritivos e acessíveis, comprar itens à granel e usar feijões e legumes como escolhas proteicas ricas em fibras para economizar dinheiro.

Dificuldade em Socializar


Muitas situações sociais giram em torno da comida.

Isso pode tornar difícil socializar se você estiver seguindo uma dieta sem glúten. Embora muitos restaurantes tenham opções sem glúten, ainda há risco de contaminação de alimentos por vestígios de glúten.

A doença celíaca também está associada a um fardo social significativo, o que pode tornar viagens e refeições em restaurantes mais desafiadoras.

Dito isso, ainda é possível socializar seguindo uma dieta sem glúten. Isso requer um pouco de preparação extra. Por exemplo, se você for comer fora, considere ligar para o restaurante com antecedência para ver se eles têm opções sem glúten. Se você for a um encontro social, considere comer antes ou trazer sua própria comida.

RESUMO
Pessoas que seguem uma dieta sem glúten podem estar em risco de deficiências nutricionais e propensas a constipação. Seguir uma dieta sem glúten também pode ser mais caro em comparação com uma dieta com glúten e pode tornar situações sociais difíceis.

Dicas Úteis


Estas dicas podem ajudar você a seguir uma dieta sem glúten com sucesso:

  • Ler rótulos de alimentos: Pratique a leitura de rótulos de alimentos para poder identificar facilmente alimentos sem glúten.
  • Contar aos seus amigos: Se seus amigos souberem que você está seguindo uma dieta sem glúten, é mais provável que escolham lugares com opções sem glúten quando saírem para comer.
  • Comprar um livro de receitas sem glúten: Ler livros de receitas sem glúten pode ajudar você a ser mais criativo na cozinha e tornar as refeições mais agradáveis.
  • Planejar com antecedência: Se você estiver viajando, pesquisar lugares para comer e fazer compras pode ser útil. Caso contrário, planeje sua dieta em torno de alimentos integrais e simples, como frutas, vegetais e proteínas magras.
  • Usar utensílios de cozinha separados: Se você compartilha uma cozinha com amigos ou familiares, certifique-se de usar utensílios de cozinha e equipamentos de limpeza separados. Isso pode ajudar a prevenir a contaminação cruzada e evitar efeitos colaterais negativos.
  • Trazer sua própria comida: Se você estiver visitando a família, considere levar alimentos como pão e massa sem glúten para se sentir mais incluído nas refeições familiares.

Se você não tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, não há necessidade de seguir uma dieta sem glúten. Embora tenha muitos benefícios para a saúde, pode não ser adequada para todos.

RESUMO
Embora certas situações possam dificultar a adesão a uma dieta sem glúten, tomar medidas como ler rótulos de alimentos e planejar com antecedência pode ajudar.

Podemos concluir

A maioria das pessoas pode consumir glúten sem efeitos negativos.

Aqueles com doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS) e outros distúrbios relacionados ao glúten precisam evitá-lo, pois pode causar sintomas prejudiciais.

Embora uma dieta sem glúten possa ser restritiva, existem muitas opções nutritivas e deliciosas disponíveis.

O consumo de mais frutas, vegetais, proteínas magras, laticínios e gorduras saudáveis pode melhorar a saúde geral, e com um planejamento cuidadoso, pode atender às suas necessidades nutricionais. Suplementos ainda podem ser necessários, então trabalhar com um profissional de saúde, como um nutricionista registrado, pode ser muito útil na criação de um plano alimentar que atenda às suas necessidades.

Uma dieta sem glúten pode proporcionar muitos benefícios à saúde, especialmente se você tem doença celíaca ou um distúrbio relacionado ao glúten.

Se você tem, seguir uma dieta sem glúten pode ajudar a aliviar sintomas digestivos, reduzir a inflamação e aumentar seus níveis de energia.

Apenas uma dica

Experimente hoje: Embora a transição para uma dieta sem glúten possa ser desafiadora, existem muitos alimentos deliciosos e nutritivos que você pode desfrutar. Confira este artigo para uma lista abrangente de itens sem glúten que você pode facilmente adicionar à sua dieta.

dieta sem gluten

Deixe um comentário