Cerveja Corona e a polêmica do Gluten Free no FDA

Hoje me deparei com um artigo do Gluten dude app que faz refletir também sobre as caracteristicas de aliimentos gluten free em um país onde já tem uma regulamentação especifica. Hoje Cerveja Corona foi o alvo da discussão.

Eu já disse que tenho o objetivo de conscientizar as pessoas para que aqui no Brasil venhamos a ter uma legislação específica que deixe mais claro os rotulos e verdadeiramente apareçam produtos gluten free como em outros países.

Porém o texto aborda uma questão importante para os celíacos, que é a segurança das cervejas em relação ao glúten. Ele destaca a confusão gerada pela classificação da Corona como cerveja sem glúten, mesmo sendo feita com cevada.

A minha preocupação com a saúde dos celíacos e a falta de clareza nas regulamentações são evidentes e fiquei alarmado com o texto principalmente sendo nos Estados Unidos onde a FDA é uma agencia de seriadade já conhecida. A crítica à ideia de arriscar a saúde por uma cerveja específica e a defesa de opções seguras no mercado são pontos relevantes.

Vamos ao meu resumo:

A Corona não é uma cerveja sem glúten. Mas ela foi testada e tem menos de 20ppm, então é considerada uma cerveja sem glúten segundo as normas da FDA.

No entanto, ela é feita com cevada, então não é uma cerveja sem glúten.

Mas então, de acordo com a Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau, ela não pode ser rotulada como sem glúten porque é feita com cevada.

Acho que falo para todos os que desejam uma alimentação sem gluten e deixe-me deixar uma coisa perfeitamente clara aqui. Eu não recomendo beber Corona, Bud Light, Heineken ou qualquer outra cerveja que alguns celíacos estão se convencendo de que podem beber.

Por quê? PORQUE TEM GLÚTEN.

corona sem gluten

As maiores perguntas que tenho são:

Como algumas dessas cervejas estão testando com menos de 20ppm?
Como a FDA se sente sobre cervejas feitas com cevada testando com menos de 20ppm, o limite que eles estabeleceram como seguro para celíacos?
Por que algum celíaco arriscaria quando há outras ótimas opções de cervejas sem glúten no mercado agora?

Deixe-me começar com uma pergunta:

Pesquisei um pouco sobre esse assunto e estou espantado com o número de celíacos que bebem essa cerveja. E simplesmente porque “não se sentem tão mal depois”, estão convencidos de que é seguro beber.

Mas porque beber uma Corona que você arrisca a sua saúde por ela?

Simplesmente não entendo a necessidade de se sentir normal bebendo cerveja “normal”.

Na verdade…os próprios fabricantes da Corona nem recomendam para celíacos! E o problema é que isso tem um efeito dominó. Uma pessoa lê que a Corona é segura para beber, então bebe e conta para outros celíacos e assim por diante.

Como uma cerveja feita com glúten testa abaixo de 20ppm? Uma resposta óbvia é que os testes não são precisos. Mas li múltiplos resultados de teste. Um teste até mostrou NENHUM GLÚTEN de jeito nenhum. Como isso é possível? Como algo feito com glúten e sem nenhum processo especial para remover o glúten pode ser sem glúten?

É uma pergunta retórica, porque francamente, não tenho uma resposta. E se algo feito com glúten pode testar tão baixo e teoricamente ser seguro para uma dieta sem glutén? Como vamos confiar no sistema de análise da FDA?

Nnão quero que isso se transforme em uma discussão sobre a decisão dos 20ppm da FDA. Há muita paixão dos dois lados do debate. Gostaria que fosse mais baixo como é em outros países? Com certeza. Acho que protege mais as empresas alimentícias do que a comunidade celíaca? Sim, eu acho. Mas é um começo e vou encarar como um sinal de progresso.

Nada é fácil no mundo gluten free.

Deixe um comentário